quinta-feira, 5 de maio de 2011

O grande problema.... e a solução.....

O nosso problema era igualzinho ao seu (o meu, o nosso) sim, o espaço ! Melhor dizendo a falta dele, nosso apê tem só 46m2 e com todooooo esse espaço tudo tem que ser muito bem planejado, nos mínimosss detalhes...
Aqui em casa eu tive que rebolar e muito, para resolver o grande problema de nossa micro sala de 9m2!
Olha ela aí embaixo na planta, olhando assim ninguém diz que é tão pequena, na minha opinião as 'plantas de decoração' são como os decorados, é tudo lindo e perfeito mas, ninguém mora nele de verdade, sabe?!
E se eu fosse seguir a sugestão de decoração abaixo o meu sofá seria de míseros 2 lugares (daqueles bem apertados que parecem de 'casa de vó', nada contra é porque as vós moram sozinhas logo, tá ótimo).


Tive que escolher entre o 'sofá de vó' ou a balcão mesa de jantar, ambos não poderiam conviver em paz no mesmo espaço ... Da para imaginar ? É quase como decicidir quem fica e quem vai (pra uma melhor). Bom, depois de muito pensar (que cheiro é esse? rarara) eu encontrei A solução em uma das minhas revistas favoritas Casa & Decoração, adaptei um pouco aqui e ali, e acho que ficou ainda melhor! Tenho uma cozinha super funcional, não precisei comprar o 'sofá de vó', a mesa e o sofá (em breve post especial) estão convivendo muito bem, obrigada!
Chega de lerô-lerô e vamos as imagens que dizem tudo !!!

Antes.....

olha o ponto de tv lá na parede... capicce?
A Solução 

Dizem que a solução para tudo está dentro nós (ou dentro da Casa & Decoração!), queria ser muito prendada e já passar o nº da edição e mês mas, tá na casa de mamy's fazendo companhia para a coleção toda! Um dia eu chego lá....
A solução foi quebrar tudo, derrubar a mureta-balcão e construir uma parede vertical (hã?!), o Janio (responsável pelo quebra-quebra lá em casa pensou a mesma coisa: 'a loka', manda derrubar para construir de novo) e ninguém entendia o que era 'a tal', tive que desenhar (uma das formas mais antigas e eficaz de comunicação), aí sim o Janio entendeu e todos foram felizes para sempre. 
Não foi bem assim, agora eu tinha que escolher o material mais adequado ou seja, o que ocupasse menos espaço, tinha que ser BBB (bom-bonito-barato, forever!), e ainda ser forte para aguentar tudo que 'a parede vertical' deveria abrigar, na verdade o termo correto é parede frente-verso (ã?!... falei isso para o Janio, ele pensou again: 'a loka').
Na minha cabecinha vazia de pessoa jovem poderia ser o gesso, eu tinha voltado de São Thomé das Letras quando pensei nisso, só pode! Nossa Sra. da Arquitetura viu a @¨%$¨&$ que eu ia aprontar e me mandou um anjo, meu sogro e coordenador das obras do apê que sempre teima teimava comigo, ele disse que não aguentaria todo o peso, e 'todo iria a la chón'... blá blá blá (muitoooo bla blá blá). O gesso com a estrutura metálica (popularmente dry-wall) ficaria com a mesma espessura de uma parede de alvenaria (tijolos) e o mais importante, com tanto reforço no dry-wall o projetinho encareceu bastante. A outra opção seria fazer em marcenaria, nem me animei porque ficou um tanto quanto caro, não obrigada, prefiro gastar em outras coisas de extrema importância, como o piso (post futuro) e também não seria o mais resistente.
Eu agradeci a NSA, deixei a teimosia pra lá, ouvi a voz da experiência e cheguei ao consenso com o sogrão, o ideal seria fazer em alvenaria, e depois de medir todos os tijolos existentes no mercado o escolhido foi o, baiano.
Cá entre nós: tudo feito no Paint... faço quase tudo lá!

Agora com toda a segurança do tijolo com cimento (para o sogrão dormir tranquilo) e depois de muitos desenhos (hehe), eis que surge a 'parede vertical (frente-verso para os mais íntimos), chãn-chãn-chãn-chãn.......
Curiosas? .... desculpem as fotos estão no pen drive, amanhã vou postar (prometo que esse não vai ser o blog 'Jõao Kleber' para segurar a audiência.... cá entre nós: ele teve que mudar de país senão, provavelmente estaria fazendo companhia ao Bin) hehehehe

Pôrque do frente-verso: de um lado da cozinha: armários e microondas etc e do outro lado já na super sala: a tv, o rack embutido, os aparelhos (dvd, mimos - o de sempre!)

5 comentários:

  1. Adore e rí bastante... risos... mas poderia tirar uma foto da paredinha ao lado do "frente e verso" por favor? Gostei do acabamento, o que foi usado?
    Beijinhos,
    Ana Maravilhosa

    ResponderExcluir
  2. Olá Aninha! (to ficando íntima... rs)
    O acabamento é canjiquinha branca (tem amarela tb) e vou postar + fotos da canjiquinha e de tudo hoje. Tá bem mais completo, viu?! Bjokas, Pat.

    ResponderExcluir
  3. Estava vendo a parte 1 e a parte 2, parabéns, e ficou muito bom. E seu balcão? são só dois lugares? ou deu para 4 banquetas?

    Queria saber mais também da sua porta da lavanderia, me pareceu que são 3 folhas de vidro? e isso me interessa muito! se puder me ajudar claro...rs

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ok, estou suuuuuuuuuper ansiosa para ver, pois pelo pouquinho que ví, está lindooooo!!!!! E eu achei realmente que fossem elas... risos...
    Adorei a dica das portas!!!!!!
    Continue postando, estou adoraaaando e pode ter certeza, daqui a pouquinho teu blog tá bombandoooooooooo!!!!!
    Beijinhos,
    Ana Maravilhosa

    ResponderExcluir
  5. Oi Patrícia!
    Cheguei até aqui através do blog da Larissa. Como também estou com reforma achei muito legal o que você fez no seu apê. Parabéns!
    Depois volto para dar mais uma olhadinhe tá?
    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir

Sua participação e interação são muito bem vindos!